O Ibovespa fechou em alta de 1,58% nesta terça-feira (3), aos 185.674 pontos, e atingiu seu nono recorde de fechamento em 2026. Mais cedo, o índice superou os 187 mil pontos, mas perdeu parte do fôlego. O dólar, por sua vez, encerrou em queda de 0,15%, cotado a R$ 5,2495.
O bom desempenho da bolsa foi impulsionado, mais uma vez, pelo fluxo de investimentos estrangeiros. Conforme mostrou o g1, esses recursos têm sustentado a alta nos últimos meses. Nesta terça, a valorização das ações da Vale (+4,92%) também contribuiu para o índice.▶️ No Brasil, os investidores acompanharam a divulgação da ata da última reunião do Copom. O documento mostra que o Banco Central considera possível avaliar um ciclo de cortes nos juros a partir da reunião de março, após manter a taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez seguida.
▶️ Ainda no cenário doméstico, os dados da produção industrial indicaram queda da atividade em dezembro.
- Na comparação com novembro, já descontados os efeitos sazonais, a produção recuou 1,2%, a maior retração desde julho de 2024, ficando abaixo da expectativa de alta de 0,8%. (veja mais abaixo)
▶️ Na agenda política, o Palácio do Planalto enviou ao Congresso o texto do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em janeiro no Paraguai.
▶️ Nos Estados Unidos, a divulgação do relatório Jolts, que mostra o número de vagas abertas no mercado de trabalho, foi adiada devido à paralisação parcial do governo americano, que afetou o calendário de indicadores econômicos.